Registro Técnico de Arquivo

Passo a Passo



01 - Conforme art. 1º da lei 6.546 de 4 de julho de 1978, as pessoas aptas a se tornarem um Técnico de Arquivo são aquelas:
·         Diplomados em curso superior no Brasil (devidamente reconhecido por lei) ou fora dele (precisa ser revalidado conforme a lei brasileira);
·         Técnicos de Arquivo com certificado de conclusão do 2º grau (cursos extintos no Brasil);
·         Pessoas que exerçam a função há mais de 5 anos consecutivos ou 10 anos intercalados (na data de vigência da lei);
·         Pessoas com diploma de 2º grau que tenham no mínimo 1.100h nas disciplinas específicas de técnicas de arquivo.

Caso você se enquadre em uma dessas categorias, vamos ensinar abaixo um passo a passo para requerer seu registro de Técnico de Arquivo junto ao MTb ( antigo MTE).

02 - Acesse o site:
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam e preencha o requerimento de registro profissional.

03 - Após o preenchimento, compareça ao MTb e protocolize sua solicitação junto com o requerimento e os documentos solicitados (cópia e original):

·      Carteira de Trabalho e Previdência Social, cópia do número, série e qualificação civil;
·       Documento de Identificação;
·       Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) -
·       Comprovante de Residência;
·       Certidão de Casamento, se houver alteração de nome; e
·    Técnico de arquivo: Diploma de conclusão de ensino médio (devidamente assinado) e o comprovante de escolaridade de graduação, como por exemplo, histórico parcial ou declaração do curso de sua instituição de ensino.

04 - Acompanhe o seu processo através no link:
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/consultas/acompanharSolicitacao.seam

05 – Caso seu processo seja indeferido, você tem 10 dias a contar da data da resposta para entrar com recurso

06 – Seu pedido foi deferido? Parabéns! Você está quase lá. Agora basta acessar: http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/impressoes/emitircartao/profissional/main.seam e imprima seu cartão.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.