ALERTA GERAL

VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA POSTA EM XEQUE

Em pleno século XXI onde os grupos e classes ganham forças e juntos galgam patamares elevados ao seus meios, traçando metas e saboreando conquistas, uma triste notícia vem a tona hoje, dia 21 de outubro de 2015, um dia após todos os arquivistas e estudantes de arquivologia do Brasil comemorarem o dia do arquivista.
Infelizmente circula pelo Congresso Federal um Projeto de Lei que busca denigrir, desvalorizar e desqualificar a formação do bacharel em arquivologia, projeto este de autoria do Exo. Sr. deputado Dr. Jorge Silva - PROS/ES (PL 2606/2015).
A referida ementa propõe a alteração da Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências, para permitir o exercício da atividade aos profissionais graduados em áreas afins com especialização em arquivologia.
CHEGOU O TEMPO, E É AGORA, DA COMUNIDADE ARQUIVISTA UNIR FORÇAS E DAR AS MÃOS PARA BUSCAR JUNTOS COM AS ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS E A COMUNIDADE ACADÊMICA UMA MOBILIZAÇÃO EM PROL DA VALORIZAÇÃO DEVIDA AO PROFISSIONAL QUE INVESTE QUATRO ANOS (NO MÍNIMO) DE SUA VIDA, APRENDENDO A DESENVOLVER ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DO ARQUIVISTA, UTILIZANDO-SE APENAS DAS FERRAMENTAS QUE SÃO TRANSMITIDAS NO PERCURSO DA VIDA ACADÊMICA NA QUAL BUSCA PASSAR UMA METODOLOGIA VOLTADA PARA QUE OS MESMOS POSSAM APLICÁ-LAS EM SEU OBJETO DE ESTUDO QUE É A INFORMAÇÃO CONTIDA NOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO E NÃO SÓ OS PAPÉIS E PILHAS DE PASTAS EXISTENTES EM UM ARQUIVO. 
COM CRIAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ARQUIVOLOGIA, TANTO A PROFISSÃO QUANTO A FORMAÇÃO GANHARÃO MAIS VISIBILIDADE DEVIDO A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO.
EM PAÍSES COMO ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, FRANÇA, ITÁLIA, PORTUGAL E NA MAIORIA DA EUROPA, O ARQUIVISTA CONQUISTOU ESPAÇO E RESPEITO VEM GANHANDO A CADA DIA MAIS, PELAS NECESSIDADE QUE AS AUTORIDADES ESTÃO SENTINDO, TANTO EM TER PROFISSIONAIS VOLTADOS A GERENCIAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS, SEMA EM QUAIS MEIOS ESTIVEREM, QUANTO PARA GUARDAR AS INFORMAÇÕES QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE ESTUDOS PARA A HISTÓRIA, QUE PRECISA PRESERVAR O PASSADO E TRANSFORMAR O FUTURO.

Para maiores informações sobre a PL2606/2015 acesse o link.

  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.